sábado, 3 de julho de 2010

* BRIÓFITAS *








* Características gerais:


* Avasculares - sem vasos condutores de seiva.

* Cormófitos – com tecidos.

* Criptógamos – sem flores.

* Assifonógamos – dependem de água para fecundação.

* Higrófitos – lugares úmidos.



* Umbrófilos – lugares sombreados.

* Hidrófilos – água.
* Não possuem órgãos




* Filos:



As briófitas, do filo Bryophytas são compostas por três classes:

Sphagnidae: cerca de 300 espécies descritas, existe o gênero Sphagnum. Esses organismos possuem ramos especiais na extremidade superior do
gametófito, onde ocorre a reprodução sexuada (ocorre por fragmentação, regenerando novos gametófitos), pois neste local estão os arquegônios e os anterídios. A dispersão de esporos ocorre da seguinte forma: os esporos ficam dentro da cápsula, que possui uma tampa chamada opérculo e fica sobre uma haste chamada pseudopódio. Quando a haste seca ocorre várias modificações na pressão do ar em seu interior, fazendo com que a tampa se desprenda e os esporos sejam eliminados com o ar.




Andreaeidae: No gênero Andreaea existe cerca de 100 espécies descritas. No gênero Andreaeobryum, a morfologia deste grupo é um pouco incomum, pois tanto os rizóides quanto o protonema possuem duas camadas de células ao invés de uma. Habitam a região que compreende o Canadá, na sua região noroeste.



Bryidae: As briófitas deste grupo assemelham-se muito com algas verdes de talo filamentoso, pois seu talo é composto de uma fileira de células, porem suas paredes celulares são inclinadas. Os musgos desta classe são os musgos verdadeiros. Muitos apresentam hadroma, que é um tecido especial para condução e suas células condutoras de água chamam-se hidróides. Alguns gêneros apresentam leptóides, que são células condutoras de alimento. O gametófito sus tenta o esporófito, sendo este inserido no ápice do gametófito pelas células do pé. A cápsula possui estruturas que lembram dentes, chamadas peristônio, que expõem os esporos ao ambiente. Quando jovem, a cápsula é protegida pela caliptra, que ao cair expõe a cápsula e o opérculo ao ambiente. A reprodução assexuada ocorre por fragmentação. Os musgos habitam locais muito restritos como determinadas florestas. Alguns invertebrados dependem dos musgos para a reprodução.





* Ciclo de Vida:





Ciclo de vida diplobionte heteromórfico, esporófito parcial ou completamente dependente do gametófito.





* Reprodução:

Assexuada: Os gametângios ficam localizados na ponta de estruturas denominadas gametóforos.




Gametófitos masculinos →anteridióforos →anterídios. (figura 1)
Gametófitos femininos → arquegonióforos →arquegônios. (figura 2)


- Os gametângios estão mergulhados nos tecidos dos gametófitos, podendo ser homotálicos ou heterotálicos. Vários esporófitos são formados em uma mesma planta após a fecundação. Possuindo uma base e um esporângio alongado, produtor de esporos.






* Curiosidades:

- As briófitas contribuem significativamente para a biodiversidade do planeta



- Estão intimamente relacionadas com a dinâmica da maioria dos ecossistemas terrestres, pois são importantes no balanço hídrico, contribuindo na captação, e manutenção da umidade atmosférica, na prevenção da perda de água, na retenção da umidade do solo, na ciclagem de nutrientes, e nas interações ecológicas, fornecendo habitat para outros organismos.

- Por serem mais sensíveis, a distúrbios ambientais do que a maioria dos outros grupos vegetais são utilizados como bioindicadoras climáticas (reagem nos fatores climáticos) na avaliação dos efeitos da fragmentação de habitat, da qualidade do ar, da água e do solo etc.

- As algas do gênero Sphagnum são muito importantes no ciclo do carbono, armazenando bilhões de toneladas de carbono orgânico. Também possuem função anti-séptica e resistência à decomposição, devido à composição da sua parede celular. O musgo desse gênero forma a turfa, que funciona como adubo na melhoria do solo, quando seco e moído pode ser utilizado como combustível.





Nomes : Cristiane, Estéfani, Dimas e Janine

Turma : 306 manhã


Nenhum comentário:

Postar um comentário